Rua Lauro Muller, 826 - Santo André / SP

(11) 2379-4440 (WhatsApp) | (11) 2324-8000 | (11) 94770-2104 (WhatsApp) vendas@mundialsystemabc.com.br

Cuidados com espelhos

Espelho lapidado | bisotê

Para que se mantenham por várias décadas com brilho perfeito e sem manchas, é preciso que os cuidados com espelhos se estendam do corte e lapidação até à limpeza.


Para se entender corretamente quais os cuidados com espelhos que devem ser tomados é preciso entender qual é o seu ponto fraco. E esse ponto é justamente a camada de prata que é depositada atrás do vidro. A prata pode ser “contaminada” ou “agredida” tanto por elementos químicos ou até mesmo a exposição à umidade ou ao ar.

Essa camada é protegida em seguida por várias camadas de tinta. A borda dos espelhos, entretanto, deixa essa camada de prata exposta. É por isso que boa parte dos problemas com manchas em espelhos têm origem em agressões involuntárias que podem acontecer nas etapas de transporte, corte, lapidação, estocagem, instalação ou limpeza. Entenda!

Corte e lapidação

O espelho é fornecido aos distribuidores/transformadores, como a Speed Temper, em grandes chapas. A chegada até esse local segue a rígidos padrões de qualidade na produção e no transporte.

No distribuidor/transformador o espelho é cortado na medida que será utilizado e suas bordas são lapidadas. É importante que nessa fase os equipamentos estejam bem regulados e que utilizem somente óleos de corte e elementos abrasivos adequados.

A estocagem e o transporte dos espelhos já cortado e lapidados também devem ser feitos adequadamente, evitando-se agressões na superfície do vidro e, principalmente microfissuras nas bordas.

Instalação

A instalação dos vidros deve ser feita de forma a se evitar agressões na camada de tinta que protege a camada de prata. Deve-se evitar a colagem com produtos químicos como a tradicional coloa de contato “Cascola”.

Curiosamente, até mesmo a Henkel, fabricante da Cascola, desaconselha a utilização desse produto para essa aplicação. Segundo Roberto Castilho, supervisor da área de pesquisa e desenvolvimento da empresa : “Embora a cola de contato apresente uma boa aderência a não recomendação é devido aos solventes contidos na composição do adesivo que atacam a camada protetora do espelho. Essa camada sendo removida, a prata do espelho fica vulnerável, ocasionado manchas”.

A colagem pode ser feita com silicone de cura neutra, fita dupla-face estrutural ou fixadores desenvolvidos especialmente para a colagem de espelhos. Mas é importante que essa colagem seja feita com aplicação de tiras verticais, para que a umidade não fique aprisionada entre a parede e a camada de tinta.

Outras recomendações de cuidados com espelhos são a utilização de espaçadores que permitam a ventilação por detrás do espelho e a aplicação de “protetores de bordas de espelhos” no momento da aplicação. Trata-se de um selante transparente que é aplicado por um tubo apropriado nas bordas, selando-as.

Limpeza

É importante saber e lembrar de que não se pode fazer a manutenção e limpeza dos espelhos da mesma forma que se faz em vidros ou azulejos. Não se deve utilizar, por exemplo, a parte verde das esponjas tipo “Schott Brite”, pois elas criam as indesejáveis microfissuras no vidro. Com o tempo estas vão se multiplicando e ampliando e prejudicam o brilho do produto.

Teoricamente qualquer produto de limpeza pode ser utilizado na parte frontal do espelho, desde que não entre em contato com a borda. Porém, como é quase impossível impedir que esses produtos escorram ou respinguem nas bordas, os fabricantes recomendam não utilizar produtos com amoníaco, cloro ou água sanitária, presentes na grande maioria destes produtos.

A recomendação mais eficaz é limpar o espelho com bombril e água bem quente. Em seguida, limpar o espelho com pano macio e limpo, umedecido em água morna e, para finalizar, secar o espelho e as bordas. Para esse processo de secagem é possível a utilização de jornal, papel toalha ou um pano macio e bem limpo.

Cuidados extras

1) Ao lavar paredes que tenham espelhos, nunca jogue água com produtos químicos de limpeza que possam escorrer por trás do espelho ou mesmo em suas bordas.

2) Em caso de espelhos com bordas justapostas, certifique-se de que nenhum resíduo de produto de limpeza fique incrustado entre as mesmas.

3) Para secagem total entre as bordas, utilize jato de ar proveniente de um ventilador ou um secador de cabelos, sem aquecimento.

4) Um ambiente ventilado inibe a condensação de umidade, que pode ser corrosiva e prejudicial à conservação dos espelhos. Portanto, em banheiros, saunas, piscinas aquecidas, onde a exaustão natural de vapores de água e de amônia não for possível naturalmente, recomenda-se a instalação de exaustão forçada.

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!